quarta-feira, 23 de março de 2011

Quer dar um fim as olheiras? Dá uma olhadinha no que tenho pra você.

Manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos. As olheiras incomodam na estética, apagam a beleza do rosto e denunciam geralmente uma noite mal dormida. Embora a falta de sono seja uma das principais causas do problema, por trás das pálpebras escurecidas há motivos variados, que vão desde o cansaço, a pele muito clara, as doenças sistêmicas e o estresse até o período pré-menstrual.
O problema que atormentava as estudantes Verônica e Rafaela é o mesmo que aflige muitas mulheres que ainda sofrem com as olheiras. "O excesso sempre me incomodou. Estava viciada em maquiagem para disfarçar a escuridão debaixo dos meus olhos. Ficar sem corretivo na região, nem pensar!", lembra Verônica. Para amenizar o desconforto, elas viviam fazendo compressas com chás e extratos de flores. "Tanto esforço para nada. Os resultados não apareciam", declara Rafaela.
Segundo a dermatologista de Verônica e Rafaela, Bianca Peixoto, as olheiras são originadas por um depósito de melanina (pigmento escuro) na pele, que pode ter várias causas, como genética, cansaço, estresse físico ou emocional, noites mal dormidas, esforço de chorar além de outros fatores. "As olheiras ocasionadas pelo estresse ou por uma noite mal dormida são originadas pela dilatação dos vasos sanguíneos que são chamadas pelos médicos de congestão vascular. Assim que o organismo se recupera, o problema desaparece", ensina Bianca.
Quando são ocasionadas por um fator genético é mais complicado, pois costumam ser permanentes e a tendência é aumentar com a idade. "Nesse caso, além da influência e do cansaço, há uma grande tendência para o depósito de melanina na área abaixo dos olhos, e, como a pele é bem fina, o escurecimento é rápido", explica a especialista.
O surgimento de novas técnicas e produtos químicos dá origem a tratamentos avançados que prometem resultados satisfatórios, como os procedimentos de laser ou cirurgia. "O tratamento definitivo ocorre quando removemos os vasos cutâneos com a retirada do excesso de pele palpebral (caso exista) ou quando ocluímos a luz de vários desses vasinhos com a ação de um laser vascular", explica a cirurgiã-plástica Célia Accursio. No caso do laser, a especialista orienta fazer várias sessões com intervalos de 15 a 20 dias.
Dicas
Alguns truques de última hora podem ser úteis quando se quer estar bonita:
Se o problema já se instalou, a melhor forma de tratar as olheiras é utilizar substâncias que reduzam a luz dos vasos, especificamente das veias ou, ainda, o uso de antiinflamatórios e despigmentantes locais, recomendado por um dermatologista.
Lave o rosto, massageando com água quente;
Saunas e banhos quentes também são apropriados para disfarçar as olheiras;
Cremes hidratantes lubrificantes estimulam a circulação e o vaso dilatação diminuindo as bolsas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário